Patrocínio:




PATRIMÔNIO CULTURAL DE POUSO ALTO

INVENTÁRIO DE PROTEÇÃO AO ACERVO CULTURAL

Informações Gerais
O Conselho Municipal do Patrimônio Histórico tem como missão resgatar a história do município de Pouso Alto.

Manifestações Culturais
São realizados, ao longo do ano, vários eventos em Pouso Alto em que se destacam: O carnaval antecipado, as festas juninas, a festa da Santa Casa, e o dia da cidade.
O carnaval em Pouso Alto já foi muito animado e concorrido na região. Blocos bonitos, fantasias diversas, escolas de samba desfilavam pelas principais avenidas da cidade.Atualmente, porém, os jovens pouso altenses não tem participado ativamente dos dias de folia. Então, uma equipe organizadora planejou antecipar o carnaval da cidade. O mesmo, antecipado, atrai um número maior de pessoas, inclusive aquelas de regiões vizinhas.
As festas juninas são tradicionais nas escolas de Pouso Alto. As professoras organizam o desfile das crianças, quadrilhas e forrós.
Há 60 anos consecutivos realiza-se em Pouso Alto a festa de Santa Casa. Teve início nos anos quarenta com a finalidade de obter recursos financeiros para a construção do prédio do hospital santa casa e depois para a manutenção do mesmo. Até hoje, as famílias pouso altenses trabalham na cozinha preparando a típica leitoa, o arroz de forno e o frango assado. Nessa semana de festa, que ocorre no mês de julho, há uma verdadeira confraternização entre os participantes.
A festa de aniversário de Pouso Alto acontece no dia dezenove de outubro, data de emancipação política de Pouso Alto. A comunidade se diverte com apresentações de bandas, danças e desfiles escolares.
Ainda no mês de outubro, comemoram-se as festas de Nossa Senhora da Boa Vista e de Nossa Senhora da Conceição. A primeira é comemorada com grande desfile de cavaleiros no bairro da Boa vista, além da missa para a Nossa Senhora. A segunda trata-se também de uma festa religiosa em que vigoram a tradição e a confraternização.
Além dessas festividades, destacam-se também em Pouso Alto os torneios leiteiros, as festas de furnas e outras.

Acervo Arquitetônico e Urbanístico
A cidade de Pouso Alto, apesar de pertencer a um dos municípios mais extensos de Minas Gerais, não cresceu muito se comparada as suas cidades vizinhas.
Pouso alto possui um traçado irregular e suas ruas se convergem para o centro simbólico da cidade onde se localizam as praças Desembargador Ribeiro da Luz e José Capistrano de Paiva. Nesse centro, situado em relevo relativamente plano e em cotas baixas, existem edificações antigas de estilo neocolonial.
O antigo solar do Barão de Pouso Alto, pela sua inserção urbana e proporções apresenta-se como referência maior na paisagem, podendo ser visto de vários pontos da cidade. Sua atenção é dividida apenas com a igreja matriz que está situada em uma cota altimétrica mais elevada.
Além desses acervos arquitetônicos, há ainda um coreto situado na praça Desembargador Ribeiro da Luz e próximo a esse passa o córrego Pouso Alto, com sua ponte em arcos que embelezam o centro histórico da cidade.

Bens Móveis e Integrados
Existem, na escola municipal Ribeiro da Luz, três bens móveis de importância histórica: um planetário de ferro, um relógio de madeira situado em um dos corredores da escola e um piano que se encontra em péssimo estado de conservação. Já na Igreja Matriz Nossa Senhora da conceição existem algumas imagens sacras centenárias: de Nossa Senhora da Boa Morte, dois da santa Teresinha, do menino Jesus, de São Bosco, de Nossa Senhora da Graça, dois do coração de Jesus, de São Sebastião, do Senhor dos Passos, de Nossa Senhora das Dores, de São José, de São João Batista, de cristo ressuscitado, da Sagrada família Sant´Ana, de dois anjos erguendo candelabros, do Anjo Gabriel. Há ainda um crucifixo e uma mesa eucarística entalhada em madeira com oito repartições. 8.

Aspectos Naturais:
A cidade de Pouso Alto possui uma área de 262 Km², localizando-se nas coordenadas geográficas de latitude 22º11’38”S e longitude 44º58’22”O. Pertencente ao circuito Terras Altas da Mantiqueira, à Estrada Real, à região Sul de Minas e à microrregião de São Lourenço, a cidade de 6.834 habitantes fica a 409 Km de Belo Horizonte, a 1.140 Km da capital federal, e tem as BR-381, BR-267, BR-354 como as principais rodovias que servem ao município. Além de sua sede, o município é composto pelo distrito de Santana do Capivarí, tendo Caxambu, Soledade de Minas, São Lourenço, São Sebastião do Rio Verde, Itanhandu, Itamonte e Baependí como municípios limítrofes. Sua temperatura média anual é de 20,3° e seu índice pluviométrico gira em torno de 1476mm. Seu relevo é em grande parte ondulado e montanhoso. A região é parte integrante da bacia hidrográfica do Rio Grande, sendo que o ribeirão Pouso Alto passa pela cidade.


Todo o conteúdo deste site é de livre utilização, tenha a gentileza de citá-lo como fonte de pesquisa.
Obrigada pela visita !!!

 

Desenvolvido por: Joseane Guimarães